Carregando agora
×

Filme nacional “Manas” ganha sessão gratuita seguida de debate no MIS

Filme nacional “Manas” ganha sessão gratuita seguida de debate no MIS

Primeiro longa da diretora Marianna Brennand com mais de 20 prêmios internacionais é tema do Ciclo de Cinema e Psicanálise de novembro

No dia 11, a partir das 19h, o MIS realiza uma sessão gratuita do filme nacional “Manas”, tema do Ciclo de Cinema e Psicanálise de novembro. Primeiro longa da diretora Marianna Brennand, o filme foi lançado este ano e já acumula mais de 20 prêmios internacionais (incluindo o Director’s Award no Festival de Veneza). Após a sessão, a psicanalista Luciana Saddi media um debate com a presença da psicanalista Elisabeth Antonelli e da advogada e professora Luciana Temer. Os ingressos são gratuitos e devem ser retirados com uma hora de antecedência na bilheteria física do MIS. O bate-papo também pode ser conferido ao vivo no canal oficial do MIS no YouTube, graças a uma parceria com a O2 Filmes.

“Manas” se destaca não apenas como obra cinematográfica, mas como um chamado à reflexão sobre temas urgentes da realidade brasileira, fruto de uma pesquisa de dez anos sobre exploração de crianças e adolescentes na Amazônia. Na trama, que se passa na Ilha do Marajó, no Pará, Marcielle, de 13 anos, sente que seu futuro está preso a um ciclo de violência e falta de oportunidades. Inspirada pela irmã que partiu, ela decide desafiar o destino das mulheres de sua família e comunidade, iniciando uma jornada de coragem para mudar sua própria história.

Sobre as convidadas

Elisabeth Antonelli é psicóloga formada pela PUC e mestre em Psicologia Clínica pela mesma universidade. É membro do Departamento de Psicanálise do Instituto Sedes Sapientae e membro efetivo e docente da Sociedade Brasileira de Psicanálise de São Paulo. Atende em consultório particular desde 1982.

Luciana Temer é diretora presidente do Instituto Liberta. É advogada e professora de Direito Constitucional na PUC-SP e militante em direitos humanos.

Sobre a mediadora

Luciana Saddi é psicanalista e escritora. É membra efetiva da Sociedade Brasileira de Psicanálise de São Paulo (SBPSP) e docente do Instituto Durval Marcondes. É mestre em Psicologia pela PUC-SP. É autora de “Educação para a morte” (Ed. Patuá), coautora dos livros “Alcoolismo – série o que fazer?” (Ed. Blucher) e “Maconha: os diversos aspectos, da história ao uso”. É fundadora do Grupo Corpo e Cultura, coordenadora do Programa de Cinema e Psicanálise da Diretoria de Cultura e Comunidade da SBPSP em parceria com o MIS e a Folha de S.Paulo. É professora da Casa do Saber e do Instituto Espe.

“Manas” por Luciana Saddi

“Primeiro longa de ficção da diretora Marianna Brennand, “Manas” é uma obra de grande densidade emocional. Inspirado em casos reais de exploração sexual infantil na Ilha de Marajó (PA), o filme acompanha Tielle (Jamilli Correa), uma menina de 13 anos que vive com os pais e irmãos numa casa de palafita, em meio à falta de recursos. A partida da irmã mais velha, levada por um homem, inaugura na protagonista a curiosidade sobre o destino das mulheres de sua comunidade.

Brennand conduz a narrativa com sobriedade e sensibilidade. “Manas” recusa espetacularizar a violência e os corpos adolescentes. Com gestos sutis e silêncios incômodos, somos apresentados à perversidade do abuso sexual naturalizado, especialmente quando praticado por familiares. A fotografia contrapõe a luminosidade dos mangues e igarapés à escuridão dos abusos que ali se escondem. Entre a delicadeza e a brutalidade, Brennand constrói um retrato poético e devastador da infância ameaçada, do desamparo e da resistência feminina.

A forma da narrativa se aproxima da lógica do inconsciente: o horror se revela por indícios, deslocamentos e lapsos. A suspeita, como principal marca narrativa, é o fantasma que se insinua a todo momento; evoca o que está proibido e não deve ser mostrado. O espectador sente o impacto do recalcado: o que foi velado retorna em forma de angústia e desconforto.”

Sobre o Ciclo de Cinema e Psicanálise

O Ciclo de Cinema e Psicanálise, programa mensal do MIS, é realizado em parceria com a Folha de São Paulo e a Sociedade Brasileira de Psicanálise de São Paulo (SBPSP) e apresenta sempre um bate-papo após o filme, mediado por Luciana Saddi, coordenadora do Programa de Cinema e Psicanálise da Diretoria de Cultura da SBPSP. A temporada de 2025 do Ciclo tem parceria com a O2 Filmes, e a transmissão ao vivo do bate-papo pode ser vista no canal oficial do MIS no YouTube.

Serviço | Ciclo de Cinema e Psicanálise – “Manas”

Data: 11.11, às 19h

Local: Auditório MIS (172 lugares)

Ingresso: gratuito (retirada com uma hora de antecedência na bilheteria física do MIS)

Classificação: 16 anos

A programação é uma realização do Ministério da Cultura, Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas de São Paulo, e Museu da Imagem e do Som, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, ProAC e Promac. O MIS tem patrocínio institucional da B3, Vivo, Valid, Kapitalo Investimentos, Goldman Sachs, Goodstorage, Sabesp e TozziniFreire Advogados e apoio institucional das empresas Unisys, Unipar, Volkswagen, EAÍ?! Marketing, Grupo Comolatti, Colégio Albert Sabin, PWC, TCL SEMP, Telium e Kaspersky.

Crédito: divulgação

Importantes - Não perder